segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Notícias da TV Digital

O site Webinsider, com artigos de diversos especialistas em Internet, Novas Tecnologias e Web em Geral, traz na seção Mídias Interativas diversas notícias sobre a TV Digital.

Destaco aqui:

>> Próximo passo: o conteúdo colaborativo em contexto

>> A TV digital e o mito das cavernas: luz e sombras

>> TV 2.0

>>TV digital vai perder na luta por espaço com a web

>> TV aberta é a última fronteira da interação

>> O novo consumidor está querendo interagir

>> TV digital coloca a propaganda em um dilema

Aproveito para registrar algumas idéias de JC Rodrigues - publicitário, pós-graduado em Tecnologia Internet, professor na ESPM e gerente de projetos online da JWT - no artigo TV digital coloca a propaganda em um dilema que podem contribuir nas nossas discussões:

"Todas as emissoras já adaptadas a este novo padrão de transmissão (e recepção) do sinal televisivo gabam-se, neste momento, de possuírem imagem e som com qualidade similar a de aparelhos de DVD, como se esta percepção fosse crucial ao estilo de vida de um consumidor médio.

Os primeiros aparelhos capazes de captar e reproduzir o sinal digital são vendidos a cifras consideráveis e um novo mercado tomou forma, o de conversores de sinais analógicos, para reduzir um pouco a crise existencial de quem acabou de comprar aquela TV de plasma com 52′’ que não processa o sinal digital.

Prender-se unicamente à qualidade de transmissão é subvalorizar, contudo, a potencialidade de digitalização na transmissão da informação e, ao que parece, esta é a única possibilidade comunicada pelas grandes redes às massas.

(...) a digitalização da transmissão televisiva nos oferece algo muito maior do que imagens mais nítidas - nos oferece a possibilidade de manipular, alterar e propagar seu conteúdo. Na prática, qualquer televisão poderia comportar-se, inicialmente, como uma TiVo, ou seja, seria possível gravar, pausar, acelerar, retroceder qualquer programa de televisão que estivesse sendo exibido. A customização da grade televisiva também é possível a partir do momento em que cada programa não passa de 0s e 1s.

A digitalização de conteúdo televisivo abre uma gama de possibilidades para distribuição e manipulação de conteúdo, algo próximo do que o surgimento do conceito de internet trouxe para o mundo da informática."


Nenhum comentário: