Destaco aqui:
>> Próximo passo: o conteúdo colaborativo em contexto
>> A TV digital e o mito das cavernas: luz e sombras
>> TV 2.0
>>TV digital vai perder na luta por espaço com a web
>> TV aberta é a última fronteira da interação
>> O novo consumidor está querendo interagir
>> TV digital coloca a propaganda em um dilema
Aproveito para registrar algumas idéias de JC Rodrigues - publicitário, pós-graduado em Tecnologia Internet, professor na ESPM e gerente de projetos online da JWT - no artigo TV digital coloca a propaganda em um dilema que podem contribuir nas nossas discussões:
"Todas as emissoras já adaptadas a este novo padrão de transmissão (e recepção) do sinal televisivo gabam-se, neste momento, de possuírem imagem e som com qualidade similar a de aparelhos de DVD, como se esta percepção fosse crucial ao estilo de vida de um consumidor médio.
Os primeiros aparelhos capazes de captar e reproduzir o sinal digital são vendidos a cifras consideráveis e um novo mercado tomou forma, o de conversores de sinais analógicos, para reduzir um pouco a crise existencial de quem acabou de comprar aquela TV de plasma com 52′’ que não processa o sinal digital.
Prender-se unicamente à qualidade de transmissão é subvalorizar, contudo, a potencialidade de digitalização na transmissão da informação e, ao que parece, esta é a única possibilidade comunicada pelas grandes redes às massas.
(...) a digitalização da transmissão televisiva nos oferece algo muito maior do que imagens mais nítidas - nos oferece a possibilidade de manipular, alterar e propagar seu conteúdo. Na prática, qualquer televisão poderia comportar-se, inicialmente, como uma TiVo, ou seja, seria possível gravar, pausar, acelerar, retroceder qualquer programa de televisão que estivesse sendo exibido. A customização da grade televisiva também é possível a partir do momento em que cada programa não passa de 0s e 1s.
A digitalização de conteúdo televisivo abre uma gama de possibilidades para distribuição e manipulação de conteúdo, algo próximo do que o surgimento do conceito de internet trouxe para o mundo da informática."
Nenhum comentário:
Postar um comentário